História - RENASCER

MAIS QUE GRUPO FOLCLÓRICO, UMA HISTÓRIA!


            Inicialmente o nome Renascer foi colocado no grupo de XAXADO de nossa Cidade Juru - PB, foi fundada no em 1990 por Williams’ Teixeira na época chamava-se Tropeiros da Serra, e posteriormente passou a ter como coordenador o jovem José Erivonaldo Batista (popular Neném de Cícero Batista).
            Onde o mesmo grupo xaxado passou a se chamar Renascer foi uma homenagem passaram-se anos e o coordenador, resolveu no ano de 2004 fazer uma quadrilha junina e em homenagem ao xaxado colocamos “ARRAIÀ DO RENASCER” começamos logo de inicio com uma disputa de quadrilhas juninas realizada em nosso município, o qual nos consagramos vice-campeã, triste e sem animo já pensávamos em desistir no próximo ano, além de tudo o coordenador pensará desde já em viajar buscar melhores condições de vida fora. Sendo que a partir daí a renascer passaria a uma nova era, um novo tempo de muita dedicação e responsabilidade.
            No seguinte ano a quadrilha começou a ser coordenada por José Carlos Alves da Silva conhecido popularmente como (Zé Carlos), começamos a reformular procura ano após ano trazer coisas diferentes sempre mantendo a tradição junina. No ano de 2005 já nos apresentamos mais bem preparados no festival de quadrilhas o qual fomos 1º lugar no II festival de quadrilhas juninas em Juru - PB.  
            Sempre numa evolução em cada ano renascer se tornou uma quadrilha bastante popular e conquistou um publico fiel que sempre prestigia nossos eventos, além de ser conhecidos em toda nossa região, onde passamos levando alegria a todos. Mais augi mesmo da renascer foi a partir de 2008, onde passamos a nos apresentar em varias cidades da PB e do PE, entre elas: Povoado Damopólis distrito de Juru-PB, Água Branca-PB, Tavares-PB, Patos-PB na etapa classificatória de quadrilhas juninas da Paraíba a qual renascer passou pra grande Final na cidade de Guarabira-PB no brejo paraibano, Solidão-PE, Tabira-PE, Triunfo-PE onde fomos vice-campeã do festival de quadrilhas Junina do SESC Tiunfo-PE, Iguaraci-PE onde fomos campeões do II festival da quadrilhas do referido município, Flores-PE na festividade juninas da cidade, Lagoa de Cruz-PE.

            O ano de 2011 foi muito especial para renascer estávamos representando o auto-sertão no festival de quadrilhas juninas da Paraíba, onde estávamos entre as 15 melhores quadrilhas juninas.
            Em fim somos uma quadrilha que faz quadrilha com responsabilidade e carinho, sempre preocupados em empolgar e reviver a arte junina que nosso principal objetivo. E agora estamos resgatando o xaxado com muitas dificuldades mais com certeza estaremos trazendo de volta nossa cultura que se encontrava adormecida.

FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA VOCÊ TAMBÉM!